Dicas para headset ou fones!

Escolher um bom headset ou fone de ouvido não e tarefa fácil, muitas variáveis estão envolvidas nessa escolha, além da qualidade sonora, é claro, temos também o conforto, pois não é facil ficar por horas a fio com algo desconfortável e incômodo na cabeça.

O primeiro segredo básico a respeito de um fone de ouvido é: de onde vem o som q você irá ouvir nele? Se for de um rádio a pilha numa emissora AM do interior do Brasil, o som provavelmente não vai ser bom, se a fonte/origem gera som ruim, não há NENHUM fone no mundo que vai deixar o áudio bom. Em ambiente de jogo, ou no PC, nós dependemos da fonte, da origem do áudio, o elemento principal nesse meio é a placa de som. De um modo geral os computadores atuais já vem com placas de som embutida, porém, em sua maioria não possuem muita qualidade. O problema das placas onboard é que elas ficam no meio do circuito da placa mãe, no meio da comunicação de dados, toda informação que transita na máquina passa no mesmo circuito da placa de som, e isso gera o que podemos chamar de ruído. Quanto melhor a frequência do seu fone de ouvido mais esse ruído irá persegui-lo, ou seja, quanto melhor o fone, pior o som. Antes de achar um fone ruim pense no quanto a placa de som não estaria atrapalhando.

Os fones mais populares se dividem basicamente em fones analógicos, com conectores P2, e fones digitais USB, que podem ser estéreo ou multicanais (virtualizados ou reais). Os fones USB são bastante procurados, não porque são melhores que os fones analógicos mas porque possuem sistemas próprios de áudio, independentes da placa de som do computador. Desta forma eles eliminam o problema citado e podem oferecer um melhor resultado sonoro do que sistemas analógicos tradicionais. Por outro lado, fones usb são limitados a sistemas operacionais com Windows geralmente, ou melhor, são limitados ao uso em equipamentos como PC, não sendo compatíveis com outras plataformas ou um simples aparelho de som. Desta forma, um eventual aproveitamento de um equipamento de alta qualidade sonora não será possível, motivo pelo qual nenhum fone usb entra na lista dos melhores fones do mundo em nenhum review profissional. Eles não podem ser testados em equipamentos de alta definição, porque costumam utilizar seu próprio sistema, sua própria placa de som. Por melhor que seja a origem do som o resultado será quase sempre o mesmo, porque o som será processado digitalmente. Em um fone analógico isso não corre, o resultado nele é diretamente influenciado pela sua fonte sonora, além de poder ser utilizado numa maior gama de equipamentos e plataformas, inclusive nos populares smartphones.

Os fones usb ainda se dividem em estéreo, multicanal virtual e multicanal real. Os modelos que virtualizam o som dependem de software de gerenciamento do som, é ele que vai trabalhar os canais e a sensação surround, neste caso opte apenas por marcas conhecidas no mercado, verifique o site do fabricante se possui atualizações constantes, pois você corre o risco de ficar com o produto incompatível mediante uma atualização de sistema. 

Os modelos multicanais reais possuem mais de um falante em cada lado, cada um representando um canal, traduzem mais realismo no resultado e na sensação sonora, mas nem tanto a ponto de se observar grande diferença entre um bom modelo virtual e um bom modelo real, isso porque a noção espacial em termos sonoros prescinde de uma única coisa para ser distinguida, espaço. Fator não presente em um fone de ouvido. Podemos ter melhor experiência surround em um fone virtual do que o real. Tudo depende do modelo. O custo dos fones com mais de um falante também costuma ser maior, e requerem excelentes placas de som, placa de som onboard limitam seu alcance e nem sempre são compatíveis. Outro ponto a se destacar é que devido ao tamanho limitado pela quantidade de falantes eles são menores que os tradicionais, isso se traduz em potência menor, principalmente graves menores, por outro lado, as frequências são separadas e o resultado sonora é quase sempre bastante superior aos demais modelos tradicionais. Aí o preço pode ser o diferencial entre o bom e o ruim.

Os fones de ouvido costumam ter melhor qualidade sendo apenas fones de ouvido, os sistemas duais, com fone e microfone nem sempre trazem a mesma qualidade dos sistemas singulares, portanto um bom fone de ouvido é sempre melhor que um bom headset (termo usado para identificar o fone com microfone). Os mais exigentes escolhem um fone de ouvido de qualidade e um microfone a parte, além da placa de som. Dado a infinidade de produtos no mercado é possível escolher, e muito bem, a qualidade do seu som, tudo depende do orçamento.

A equipe Fatality está preparada para ajudar em suas dúvidas e oferecer o melhor produto, estamos comercializando headsets há duas décadas e já tivemos aceso e experiência com um grande número de modelos. Estamos certos de que poderemos ajudá-lo a escolher seu fone ou headset dentro de seu orçamento.
Sobre a loja

Primeira loja no país a personalizar e montar computadores voltados para o universo dos jogos, além de ter sido pioneira na comercialização de produtos de alto desempenho para PC e Videogames. Em sua linha estão fones de ouvido, headsets, mouses, teclados, acessórios para Xbox e Playstation, computadores personalizados e ainda uma grande diversidade de eletrônicos. Em sua unidade física na Capital de SC também presta assistência técnica.

Social
Pague com
  • Depósito Bancário
  • MercadoPago
  • Pagamento na entrega
Selos

Fatality Comércio de Eletrônicos LTDA ME - CNPJ: 79.412.565/0001-36 © Todos os direitos reservados. 2017